"Todo o mundo admira os rebeldes e deseja que eles alcancem algo mais nobre do que a simples rebeldia." - Kevin Patterson

quinta-feira, outubro 25, 2007

Resultado Bom mas Curto para Grande Exibição


Bom jogo ontem entre o Marselha e o FC Porto. Foi bonito ver o Porto entrar autoritário no jogo e mandar num campo difícil como o Velodrome. Não é qualquer um que entra com aquela personalidade naquele campo. O Porto entrou pressionante, mandão, rápido e a jogar ao primeiro toque e para a frente. A primeira parte terá sido o melhor Porto deste ano. Lucho continua a subir de forma e Raúl Meireles está mais influente na equipa, apesar do azar que o acompanhou ontem com duas bolas no poste da baliza francesa. Os laterais muito bem a subir e apoiar o ataque, e muito bem a defender. Os dois centrais intransponíveis pelo ar e muito bem em todo o jogo, quer na antecipação quer na marcação. Stepanov foi como eu esperava uma grande contratação. Temos dupla! Paulo Assunção deu-me a impressão de ser o único que sentiu algumas dificuldades, apesar de ter feito um jogo competente. Mas falta-lhe velocidade e uma boa precisão no passe. A surpesa do onze terá feito o melhor jogo pelo Porto, apesar de ainda não ser suficiente para justificar uma grande assiduidade no onze. Mas estes jogadores novos têm que jogar para ganhar confiança. Só depois se pode dizer se podem trazer ou não mais qualidade á equipa. Postiga entrou bem na segunda parte e justificou a chamada. Lutou muito, desmarcou-se e ganhou bolas no meio da defesa marselhesa. Um remate muito perigoso e um falhanço incrível já no fim. Ainda bem que o árbitro se decidiu pelo penalty, se não ainda agora estaria a dizer mal dele. Quaresma entrou bem mas depois deu a ideia que abusou das fintas inconsequentes, tendo ganho poucas vezes a linha e tendo cruzado muito pouco. Teve o condão de arrastar 3 ou 4 adversários para lhe tirar a bola, libertando o centro do terreno para as entradas de Lucho e Meireles, ou para o recuo de Lisandro.
Resumindo, um grande jogo do Porto que só se pode queixar da falta de sorte e do pouco aproveitamento do volume de jogo produzido. Afinal parece que a paragem prolongada da competição veio aguçar ainda mais o jogo azul e branco. Talvez os novos estejam agora mais entrusados e possamos ver novas caras na equipa a curto prazo. Apesar da injustiça do resultado, e do sabor agridoce na boca dos Portistas por um resultado pior que a exibição, o resultado é ainda assim positivo. Com dois jogos em casa onde o Porto pode fazer 6 pontos o FC Porto pode sonhar com a passagem em primeiro lugar. Com uma vitória em casa frente ao Marselha o FC Porto poderá ir jogar a Anfield Road como primeiro do grupo e, mesmo que perca o jogo receberá o Besiktas para mais 3 pontos, enquanto o Liverpool e o Marselha irão lutar por pontos no Velodrome. Assim, o Porto fará um mínimo de 11 pontos, e basta que o Marselha não ganhe um dos outros dois jogos para que o Porto fique com o primeiro lugar. Ainda há muito para jogar e tudo pode acontecer, mas estão reunidas as condições para o FC Porto poder passar aos oitavos em primeiro lugar, o que em princípio o beneficiará no sorteio. Mas isso são contas para fazer mais á frente. É importante é realçar o grande jogo do Porto que parece finalmente aliar resultados a exibições convincentes. Eu que não sou um grande fã de Jesualdo, sou obrigado a dar a mão á palmatória e louvar-lhe o trabalho.